3 mapas para ver onde estão gado, frangos e porcos no mundo

A fazenda mundial

Se você juntasse estas aves com os 980 milhões de porcos e 1,4 bilhão de cabeças de gado, eles pesariam mais do que todos os humanos e animais selvagens do mundo juntos.
Saber como esta produção pecuária está distribuída pelo mundo não é importante apenas do ponto de vista econômico, mas também ambiental e de saúde: a produção contribui para o aquecimento global e doenças como a gripe aviária continuam bem vivas na memória.
Veja a seguir 3 mapas que mostram a distribuição de frangos, porcos e vacas pelo mundo. Eles foram divulgados em meados de 2014 no PLOS, uma plataforma acadêmica online, por um grupo de pesquisadores liderados por Timothy Robinson, do CGIAR, um centro de estudos dedicado à segurança alimentar:
Gado
1,43 bilhão de cabeças de gado estão espalhadas pelo globo. Chama a atenção as grandes concentrações na Índia e na América do Sul, em uma mancha que começa no centro-oeste brasileiro e desce até Uruguai e Argentina.
Há uma produção considerável no norte da Europa, na China, nos Estados Unidos e em uma faixa na África. Mas grandes áreas do continente praticamente não tem gado, o que também ocorre em Canadá, Rússia e na região amazônica.
Mapa_com_distribuição_de_gado_pelo_mundo
Frangos
O mundo tem cerca de 19,6 bilhões de frangos. Como ele é um animal menor e que exige menos recursos, sua distribuição pelo mundo segue de forma mais próxima a distribuição da população humana.
Nos Estados Unidos, maior criador de frango do mundo, a produção é mais concentrada no Sul e na Costa Leste. No Brasil, a criação é mais forte no Sul e no Sudeste e pode ultrapassar em 2015 a China para atingir a vice-liderança mundial.
Mapa_com_distribuição_de_frango_pelo_mundo
Porcos
O mundo tem por volta de 980 milhões de porcos. Em roxo, estão destacados países islâmicos onde supõe-se que há uma quantidade insignificante do animal.
A distribuição de porcos pelo mundo é bem desigual: eles são raros na Austrália e em grande parte da Ásia e bastante concentrados em partes dos Estados Unidos e no Sul do Brasil. A China ganha de lavada, mas há quem diga que os números do país neste quesito não são 100% confiáveis.
Mapa_com_distribuição_de_porcos_pelo_mundo

Postagens mais visitadas