Lentes de contato telescópicas permitem zoom

Ciborgues ou super humanos? Imagine aumentar as coisas que você enxergar em quase três vezes apenas com um piscar de olhos. Isso mesmo, dar um zoom. Impossível? Não com as lentes de contato telescópicas desenvolvidas por cientistas do Instituto Federal Suíço de Tecnologia.

A lente de contato com zoom cobre toda esclera (branco dos olhos), o que a torna um pouco maior do que as lentes convencionais. Dentro, estão espelhos de alumínio pequenos, dispostos em um anel ao redor do centro. Quando a luz atinge os olhos, os espelhos aumentam várias vezes, como uma lente de câmera. O efeito faz com que os objetos pareçam 2,8 vezes maiores do que realmente são.
  (Foto: Eric Tremblay and Joe Ford/ EPFL)
O funcionamento da lente é bastante curioso. Para alternar entre as vistas ampliadas e normais, as lentes devem ser usados com um par de óculos eletrônicos. O piscar de olhos com um olho aumenta o fluxo de luz, dando zoom. Piscar com o outro olho muda a configuração de volta para deixar passar a luz normalmente. Basicamente são dois passos: pisque uma vez e aumente as coisas e pisque duas vezes e faça as coisas voltarem ao normal.
Até agora, os pesquisadores testaram a tecnologia apenas em um modelo mecânico em tamanho natural do olho, que transmite o que ele vê para tela de um computador. O último protótipo da lente revelou uma falha no fluxo do ar, ressecando muito os olhos. De fato, a lente cobre quase todo globo ocular. Mas os cientistas consertaram o defeito adicionando pequenos dutos de ar dentro da lente. Com o problema do ressecamento resolvido, os cientistas esperam enfim realizar testes em humanos.
Mas se você pensou que poderia sair por aí com sua lente de contato telescópica, se enganou. Ela foi desenvolvida especialmente para pessoas com degeneração macular, uma condição debilitante em que as pessoas perdem gradualmente a visão. É uma das principais causas de deficiência visual do mundo, afetando milhares de indivíduos.

Postagens mais visitadas