Morcego recém-descoberto tem presas que vão assombrar seus sonhos

Pesquisadores descobriram uma nova espécie de morcego nas florestas tropicais do Vietnã e Laos, chamado deHypsugo dolichodon. Traduzido, esse nome significa “morcego-anão de dentes longos”, o que, a julgar pela foto acima, parece um apelido apropriado.

O morcego foi na verdade descoberto em 1997 por Charles M. Francis e Antonio Guillén. Porém, como é muito semelhante a um morcego ao qual é intimamente relacionado, o morcego-anão chinês (Hypsugo pulveratus), levou 17 anos para os cientistas provarem que ele era, de fato, de uma espécie distinta.
O que o diferencia? Suas presas. Elas são maiores e mais longas. Esses caninos assustadores fazem o morcego parecer um devorador de sangue vampiresco, mas, enquanto as presas de fato servem para os animais apanharem comida, sua alimentação é composta de insetos, como besouros com exoesqueleto duro.
morcego2
Esses dentes maiores podem ser o resultado da evolução. Ela pode ter permitido essa adaptação para que a espécie fosse atrás de vítimas diferentes de seus outros colegas, garantindo assim oferta de comida suficiente e por consequência sua sobrevivência.
Ainda, pode ter permitido que esses morcegos vivessem em habitats diferentes dos seus parentes próximos, essencialmente esculpindo o seu próprio nicho ecológico.

Embora o Hypsugo dolichodon possa ser encontrado em dois países, incluindo a Área de Biodiversidade Nacional Dong Amphan em Laos e o Parque Nacional Cat Tien no Vietnã, poderia estar em perigo de extinção.
Uma das áreas onde o espécime foi encontrado está sendo destruída pela construção de uma barragem no rio Xe Kaman, em Laos. A barragem assola completamente a vegetação em torno da água, o que ameaça a nova espécie. Além de parar o desmatamento das paisagens tropicais, os cientistas acham que é preciso preservar as cavernas locais, uma vez que o animal pode ser um morador desses abrigos. [io9]

Postagens mais visitadas