O Facebook vai taguear seu rosto - mesmo sem seu consentimento

O facebook está ficando cada vez melhor em reconhecer rostos. Basta postar uma foto com seus amigos e o resultado é instantâneo: o algoritmo dá opções de pessoas que podem estar na foto - e acerta em 99% das tentativas.
 Taylor Hatmaker, colunista do site The Daily Dot, fez um teste e concluiu que o reconhecimento facial do Facebook é uma verdadeira ciência.
Para testar o reconhecimento facial do Facebook, Hatmaker postou 15 fotos com seus amigos. “Eu me certifiquei de não compartilhar nada desses amigos por um tempo, pro eliminar a possibilidade do algoritmo usar informações cruzadas” escreveu em sua coluna
O resultado foi assustador: de 15 fotos, o Facebook reconheceu automaticamente oito rostos, e acertou sete, uma taxa de 87,5% de acerto. O único erro da ferramenta foi em uma selfie onde Hatmaker estava mastigando e a sugestão de marcação foi incorreta. Mas o que mais chamou a atenção da colunista foi que as marcações foram todas automáticas e apareceu na timeline de todas as pessoas marcadas, mesmo ela configurando o post para “apenas eu”.
A tecnologia de reconhecimento facial do Facebook é provida por uma empresa israelense chamada face.com, comprada por Zuckerberg, em 2012, por quase R$ 15 milhões. A ferramenta, chamada DeepFace, funciona em quatro etapas: detectar > alinhar > representar > classificar.
Essa tecnologia parece assustadora (e é) pelo ponto de vista da privacidade, mas chega com boas intenções e promete segurança aos usuários. "Você vai receber um alerta do Facebook dizendo que você apareceu em uma foto. Então você pode escolher desfocar seu rosto para proteger sua privacidade”, disse Yann LeCun, pesquisador do Facebook, em entrevista a Science Magazine.
Você pode achar um saco o Facebook reconhecer seu rosto, mas esse é só o início. A idéia dos pesquisadores é marcar todas fotos postadas na rede social, incluindo as de multidões em fanpages, justamente para proteger os indivíduos fotografados. Apesar de todo conceito de segurança, é assustador saber que o Facebook conhece nossos rostos.

Postagens mais visitadas