Sua personalidade pode estar te engordando

Por que tantas pessoas fazem dietas e poucas emagrecem de fato? De acordo com uma nova pesquisa, o problema pode estar em nossas personalidades. Nossos níveis de neuroticismo, segundo o estudo, afetam a nossa vontade de comer queijo e chocolate.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia Suíço pediram que mais de mil participantes respondessem um questionário em três partes. A primeira era sobre sua personalidade, a segunda sobre seus hábitos alimentares e a terceira sobre escolhas de alimentos.
A primeira parte media o que psicólogos acreditam ser as cinco dimensões da personalidade - neuroticismo, extroversão, amabilidade, escrupulosidade e abertura para novas experiências. A ideia era relacionar os traços predominantes de cada voluntário com seus hábitos alimentares.
Os resultados mostraram relações claras:
- Pessoas menos escrupulosas tendem a perder o controle e exagerar mais frente a alimentos mais aromáticos.
- Os mais neuróticos buscam alimentos mais calóricos (queijo e chocolate) para compensar suas emoções negativas.
- Extrovertidos, como costumam comer fora mais vezes e com outras pessoas, acabam tendo uma dieta mais calórica que a média.
Com isso, pesquisadores acreditam que podem provar um laço mais próximo entre a dieta e a personalidade - e verificar fatores de risco para a obesidade através de testes psicológicos.

Postagens mais visitadas