Veterinária cria campanha de crowdfunding para publicar livro infantil sobre proteção animal

E se os animais pudessem falar, o que diriam? Em um livro infantil de prosa rítmica e envolvente, a autora e veterinária Flavia Vallejo faz este exercício de imaginação. E ninguém melhor do que a própria escritora para contar mais sobre sua obra. Entenda mais na entrevista a seguir:


Qual é a relevância deste livro e a quem ele se destina?
“Os Bichos Perguntam” foi feito para o público infantil, educadores, amantes da literatura infantil e dos animais. Com o avanço da urbanização e a exploração de recursos naturais para suprir o consumo de bens materiais e alimentos pela população global, vivemos um momento de risco para a vida da humanidade sem precedentes. Nesse momento, a vida dos animais está tão ameaçada quanto a nossa. A relevância do livro está no fato de tratar de um tema tão complexo de maneira sensível e simples, sem rodeios, questionando o papel dos animais nesse cenário caótico, sem perder o humor e a seriedade.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quando você teve a ideia de escrevê-lo, e por quê?
Por ser veterinária, os animais são minha fonte de inspiração. Trabalho especialmente com cães, mas gosto de assistir documentários sobre a vida de todo tipo de animal, e percebi que todos estavam em risco por conta da forma como nós, seres humanos, estamos habitando este planeta. Acredito que a melhor forma de gerar mudanças de comportamento é através da educação, e começando com as crianças, que estão mais abertas e tem um amor natural pelos animais. Tentei me colocar no lugar dos animais e pensar como eles agiriam se pudessem falar. Então surgiu o texto, há uns 2 anos atrás.

O que os bichos querem saber?
Acredito que eles querem saber quando serão respeitados.

Como você vê a importância da literatura na formação das crianças?
Crianças estão aprendendo o tempo todo, tem sede de conhecimento e criatividade para embarcar sem medo nas aventuras que um livro pode proporcionar. Um livro é capaz de ensinar, de mudar nossos pensamentos e tornar uma criança um multiplicador de conhecimento.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quais são suas influências e autores favoritos?
Gosto muito de ler biografias e livros técnicos da minha área (etologia, comportamento canino). Depois que tive meus dois filhos, os livros infantis passaram a fazer parte da nossa rotina noturna. A autora que eu mais gosto é a Ruth Rocha.

Postagens mais visitadas