Após intoxicação com merenda, Vigilância Sanitária fiscaliza escola

A Vigilância Sanitária fiscalizou nesta quarta-feira (22) o refeitório da Escola Municipal Irio Manganelli, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Na sexta-feira (17), cerca de 20 estudantes e funcionários da escola e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Inácia de Menezes passaram mal após comerem um sanduíche de frango servido na merenda.

A suspeita é de que as crianças tiveram uma intoxicação por bactérias. Todos foram atendidos no Pronto Atendimento (PA) do Bairro Morumbi e liberados até o início da manhã de sábado (18).
Nesta quarta, primeiro dia de aula após a intoxicação, o refeitório da escola funcionou normalmente. O chefe da Vigilância Sanitária, Paulo Cícero Braga, não encontrou nenhum problema nos alimentos servidos e nem na cozinha, que é compartilhada pela creche e pela escola.
Segundo a diretora da escola, Ana Délia dos Santos Carlos, o frango foi cozido no dia anterior, desfiado e congelado. Na sexta-feira, a carne foi novamente ao fogo e depois o sanduíche foi preparado para ser servido aos estudantes do turno da manhã e da tarde. Somente os alunos da tarde passaram mal. “A gente acredita que foi esse tempo de preparo. A temperatura talvez do freezer ou o tempo de cozimento na panela depois do frango desfiado ser refogado”, comenta a diretora.Como não foram encontradas amostras do lanche servido na sexta, não será possível fazer uma análise para saber o que aconteceu, todavia a suspeita da Vigilância Sanitária é de o armazenamento do sanduíche tenha sido feito de forma errada.
“Uma das orientações com a secretária é que elas [as cozinheiras] mantenham um controle de temperatura, tanto de congelamento ou de resfriamento, quanto também do alimento quente”, orienta Braga.
Por precaução, a diretora retirou o lanche do cardápio. “Acredito que foi um caso isolado e as famílias podem ficar tranquilas. Se Deus quiser não vai mais voltar a acontecer isso na nossa escola”, afirmou Ana Délia.
Do G1 PR, com informaçãoes da RPC em Foz do Iguaçu

Postagens mais visitadas