Cientistas descobrem a causa do barulho dos estalos de dedo

O debate parece banal, mas já dura mais de meio século: afinal, o que faz os dedos estalarem? Um estudo publicado esse semana na PLOS, relata testes com ressonância magnética que podem responder essa pergunta.
Os pesquisadores acreditam que o som que ouvimos quando estalamos os dedos é causado pela formação de uma bolha de ar no líquido articular.
Talvez você já tenha lido algo parecido em outro lugar. A mesma causa foi proposta como explicação para o estalo em 1947. Mas, em 1971, outro grupo de pesquisadores alegou que o estouro da bolha que causava o barulho, e não a formação. No novo estudo (o de 2015), pesquisadores da Universidade de Alberta afirmam que, segundo a imagem, realmente a teoria mais antiga está correta.
"Sempre houve estes campos opostos: a formação da bolha ou o estouro da bolha faz o som", escreve o principal autor Greg Kawchuk. O estudo surgiu quando os pesquisadores se deram conta de que as teorias sobre o estalo eram muito antigas, anteriores a época da ressonância magnética.
  (Foto: Reprodução)
Jerome Fryer, co-autor do estudo também serviu como cobaia da experiência. Para estalar os dedos de Fryer, os pesquisadores prenderam a mão dele com durex e os dedos com uma espécie de corda.
A cada estalo, uma cavidade se formava no exato momento que o som foi ouvido. Kawchuk e Fryer não registraram nenhum colapso. Mas garantem que o teste ainda é insuficiente para provar a teoria deles.
Podemos “aprender” estalar os dedos?
Kawchuk ressalta que nem todos são capazes de estalar os dedos, e o seu estudo pode ter grande representatividade no que se diz respeito a saúde das articulações. Outros estudos já provaram que estalar os dedos não causa artrite precoce. O que Kawchuk e sua equipe querem saber é se estalar os dedos é uma habilidade genética ou algo que pode ser “aprendido”, como assobiar.

Postagens mais visitadas