Páscoa segura para os pets: Nada de chocolate!

Muitos donos são acostumados a compartilharem seus alimentos com os animaizinhos da casa, mas há situações que essa prática pode oferecer grandes riscos a saúde dos pets. O chocolate, por exemplo, é um alimento tão querido para os humanos, mas para cães em gatos ele pode causar graves intoxicações!

dog animated GIF
O chocolate é constituído por duas substâncias extremamente nocivas aos pets: a teobromina e a cafeína. A teobromina, que está presente em maior quantidade do que a cafeína, é a maior vilã. Ela causa diarreia, vômito, excitação, tremores, respiração acelerada, taquicardia e ataques convulsivos.
A quantidade necessária para provocar a intoxicação varia conforme o tamanho do animalzinho, sensibilidade e até mesmo o tipo de chocolate que foi ingerido. O chocolate amargo possui oito vezes mais teobromina do que o chocolate ao leite. Por isso, os chocolates devem ser evitados e nunca oferecidos aos nossos pets.
 O que fazer se o meu pet ingerir chocolate?
Por mais que a gente se controle para não dar nenhum pedacinho sequer, pode acontecer de uma visita oferecer ou os próprios pets “roubarem” um pouco do quitute. Mas caso isso aconteça, a melhor solução é levar o seu amigo ao veterinário e não tomar nenhuma atitude antes dessa.
 E para continuar agradando o seu animalzinho…
Opte apenas por guloseimas fabricadas especialmente para cães e gatos. E lembre-se de manter o equilíbrio para não gerar uma superalimentação!
Lembre-se que o que é uma delícia para nós, pode ser extremamente perigoso para eles!
Boa páscoa!
puppy animated GIF

Postagens mais visitadas