Cães percebem quando mentimos para eles

Já foi comprovado que animais de estimação, principalmente os cães, podem ser afetados pelas emoções dos donos, independente se estamos de bom humor ou tristes.
Recentemente, pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, descobriram que o cachorro pode perceber quando é enganado pelo homem e, assim, perder a confiança nele.


Os resultados foram publicados no periódico Animal Cognition.
A pesquisa analisou o comportamento de humanos e seus cães por meio da brincadeira da bolinha invisível, na qual o homem finge jogar algo de interesse do bichinho - um brinquedo ou um pedaço de comida - em uma direção qualquer para observar o cachorro correr até o objeto e ter as expectativas frustradas por não encontrá-lo. Levando em consideração a reação do cão durante a brincadeira, cientistas decidiram averiguar se a atitude do animal se baseava na confiança que ele tem no humano.


A equipe recrutou 34 cães e os submeteu um teste com três etapas. Na primeira fase, os humanos apontavam para os animais um lugar onde havia um objeto escondido. Na segunda, eles fizeram o mesmo, porém, não havia um brinquedo sequer lá. E, na terceira, novamente eram apontados locais com objetos escondidos.

Os pesquisadores perceberam que a maioria dos cães não confiava mais na indicação dos humanos na terceira fase do teste. Apesar de, na primeira etapa, todos os animais terem seguido a dica para encontrar o brinquedo, a partir do momento em que foram enganados, os cachorros perderam a confiança.
Uma segunda experiência foi feita da mesma forma porém, com pessoas diferentes. Os cães tiveram o mesmo comportamento observado na primeira fase do teste anterior: todos correram para o local indicado, pois confiaram no novo "amigo". De acordo com os pesquisadores, esse dado indica que os cães podem ter uma inteligência social mais sofisticada do que se imaginava, a qual evoluiu no decorrer do tempo por meio da convivência dos animais com os seres humanos.
Os resultados do estudo são provados em um vídeo (com áudio em inglês) onde cães interagem com um mágico. Assista:

Postagens mais visitadas