Laboratório de análise de água para hemodiálise e produção de alimentos é interditado


Um laboratório de análises de água para hemodiálise e para a produção de alimentos em estabelecimentos comerciais, incluindo a rede Habib's, foi interditado pela Vigilância Sanitária do Recife, na manhã desta terça-feira. O Laboratório de Análise Ambiental e Produtos Alimentícios Ltda, situado no Engenho do Meio, não tinha licença sanitária e apresentava inadequações na infraestrutura.

De acordo com a Visa, foram encontradas amostras para análise dentro de isopor, apoiado diretamente no chão, e outras amostras microbiológicas sem embalagem, dentro de refrigeradores. Através de nota oficial, a gerente de Vigilância Sanitária do Recife, Adeílza Ferraz, informou que o laboratório deveria estar devidamente regulamentado na Visa e ter o máximo de cuidado com a exposição das amostras para análise. “Prestar serviços a saúde da população é coisa muito séria. Tudo deve obedecer as normas sanitárias”, ponderou.

Somente após a Vigilância suspeitar de um documento fornecido recentemente a uma das lojas da rede Habib’s, a vistoria foi feita. A empresa é credenciada na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde – Reblas, mas não foi encontrado, no local, autorização de funcionamento emitido pela Vigilância Sanitária do Recife.

Multa
O proprietário do estabelecimento vai responder a processo administrativo-sanitário e poderá pagar multa, que varia de R$ 40 a R$ 400 mil, além de responder criminalmente também na Delegacia do Consumidor por várias irregularidades, entre elas falsificação de documentos. 

Diário de Pernambuco 

Postagens mais visitadas