Sorria e conheça o peixe com 'dentes humanos'



O pacu é um peixe da amazônia que é aparantado das piranhas. Mas, ao contrário dos dentes pontudos de suas primas, sua dentição é mais regular, com extremidades quadradinhas - bem parecida com a sua, na verdade. Tanto que imagens de um pacu, pescado por um americano na semana passada, estão ficando famosas na internet.

Por que ele tem os dentes dessa forma? A evolução fez com que eles ficassem assim, já que as fontes de alimento do peixe são plantas aquáticas, caramujos e nozes que caem das árvores - ao contrário das piranhas que precisam arrancar pedaços de carne de outros animais. 
Uma das teorias para a evolução dos dentes em peixes afirma que os antepassados dos animais que vemos hoje tinham um exoesqueleto. Esse exoesqueleto foi sendo perdido em outras partes do corpo, mas modificado na região da cabeça. Os primeiros dentes seriam como escamas pontudas que, dependendo do uso que os peixes faziam dele, foram se modificando em cada espécie. No caso do pacu, ele desenvolveu dentes que, de forma perturbadora, se parecem com os nossos.
Curiosidade: lá fora o pacu é conhecido como 'pacu comedor de testículos' - mas nem sempre se trata da mesma espécie. O engraçado é que os peixes, que são nativos do Brasil, já apareceram no hemisfério norte e até na França, possivelmente porque alguém os capturou e os soltou por lá. 
pacu comedor de testículos - ele confundiria as partes masculinas com nozes que caem de árvores (Foto: reprodução)

Postagens mais visitadas