Injeção para perda de peso aprovada

Em um estudo publicado no New England Journal of Medicine, pesquisadores afirmam que, com o único medicamento injetável destinado ao combate do peso extra provado pelo FDA (órgão americano que fiscaliza remédios e alimentos), voluntários perderam em média até 6 quilos, em comparação a quem tomou placebo.

Trata-se da droga liraglutida, fabricada pelo laboratório Novo Nordisk e aprovada para uso em 2014.
A pesquisa foi feita com 3.731 pacientes, ao longo de um ano.
Todos foram acompanhados por maisum ano após a adminstração do medicamento.
Segundo os cientistas, a droga simula o efeito de um hormônio que atua no intestine, sinalizando saciedade ao cérebro.
Utilizada em pacientes com diabetes, ajuda as células beta no pâncreas a secretarem insulina, o que mantém o equilíbrio do nível de açúcar no sangue.
De acordo com o Dr. Xavier Pi-Sunyer, diretor de pesquisas sobre obesidade naUniversidade de Columbia (Estados Unidos), a liraglutida trabalha como a associação fentermina/topiramato, cujo nome comercial é Qnexa, atualmente utilizada para o controle da obesidade através da supressão do apetite.
Segundo o especialista, a chave para manter o medicamento eficaz é associar seu uso com a prática de exercícios, combinada com uma dieta de baixas calorias.
Até agora, os efeitos colateriais registrados nos testes (náusea, diarreia e pancreatite) foram mínimos e não comprometem os benefícios proporcionados pela nova droga.
Entretanto, embora o medicamento já esteja aprovado para uso, incicialmente apenas nos Estados Unidos, o laboratório deve seguir efetuando testes para garatir que os efeitos adversos sejam minimizados.

Postagens mais visitadas