Gatos são melhores do que cachorros, diz pesquisa sobre evolução

Um novo estudo sugere que, do ponto de vista evolutivo, os felinos são melhores que os caninos. Pesquisadores da Universidade de Lausanne, na Suíça, da Universidade de Gothenburg, na Suécia, e da Universidade de São Paulo, no Brasil, analisaram dois mil fósseis de ambos os animais para realizar esse estudo.

Os acadêmicos descobriram que, com o passar dos séculos, os gatos eliminaram cerca de 40 espécies de cachorros selvagens. Como? Simplesmente sendo caçadores melhores. Segundo a pesquisa, os cães não eliminaram sequer uma espécie de felinos.
As habilidades dos felinos foram essenciais para a sobrevivência e, segundo os pesquisadores, a superioridade deles. O estudo afirma que, enquanto os cachorros costumam ser mais fortes, os gatos, além de terem garras, são melhores estrategistas e conseguem atacar outros animais com mais facilidade.Os cachorros surgiram na América do Norte há 40 milhões de anos e já existiam há 20 milhões quando os primeiros gatos começaram a aparecer na Ásia. “A chegada dos gatos na América do Norte teve um impacto mortal na diversidade dos cachorros”, afirma Daniele Silvestro, da Universidade de Lausanne.
“Os gatos têm garras retráteis que eles só colocam para fora quando alcançam suas presas. Isso significa que eles não as desgastam e conseguem as manter afiadas. Já os cachorros não conseguem fazer o mesmo, o que é uma desvantagem quando são atacados por felinos”, afirma Silvestro.

Postagens mais visitadas