Plantas podem "ouvir" quando são comidas

De acordo com um relatório da Universidade de Missouri-Columbia, plantas são capazes de "ouvir" quando são comidas. Baseando-se em pesquisas anteriores que provaram como as verdinhas podem ser influenciadas pelo som (lembra aquela história de que falar com as plantas pode ajudar em seu crescimento?), pesquisadores fizeram uma análise química para entender como elas respondem ao som de serem mastigadas por uma lagarta.

"Nossa pesquisa é a primeira que analisa como é a resposta para uma situação ecológica natural", afirma uma das responsáveis pelo estudo, Heidi Appel. "Descobrimos que as vibrações causadas pela mastigação mudam o metabolismo da planta, criando células defensivas que podem repelir as lagartas", conta. 
Durante a pesquisa, lagartas foram colocadas em Arabidopsis, uma "parente" do repolho. Usando um laser, foi possível que os cientistas acompanhassem a movimentação da planta em resposta à mastigação. 
Depois disso, os cientistas gravaram o som e o tocaram para plantas que não estavam sendo mastigadas. A resposta biológica ao barulho foi a mesma de que se elas estivessem sendo atacadas por lagartas. Então, de certa forma, apenas o som produz a vibração que pode interferir no metabolismo da planta.
As próximas pesquisas devem esclarecer, exatamente, como as plantas "ouvem" - ou seja, como traduzem a vibração em comandos para seu organismo.

Postagens mais visitadas