Você tem papilas gustativas no cólon

Papilas gustativas não existem só na sua língua - elas estão no seu estômago, no pulmão e até lá no fim do caminho. O motivo? Apesar de (graças) não sentirmos o gosto do que está acontecendo no interior do corpo (e quando coisas do interior passam para o exterior), as papilas ajudam a regular funções do organismo.

Exemplo: você gosta de alimentos mais amargos? A chance é que você seja mais magro do que a média. Cientistas descobriram que compostos amargos têm um efeito em nós enquanto são digeridos. Eventualmente o amargor faz com que o estômago não se esvazie tão rápido, aumentando a sensação de saciedade. Isso porque o amargo seria um sinal evolutivo de que aquele alimento pode ser perigoso - e isso impediria o corpo de processar algo tóxico. Mas as responsáveis por sinalizar o amargor no estômago são as papilas locais.  E você não sente o gosto delas.
Um fenômeno parecido pode ser observado em relação às papilas do cólon. Se elas sentem muito amargor, acontece uma liberação de íons no local, o que faz com que mais água seja enviada ao intestino por osmose. O resultado? Diarréia - uma forma de expelir algo que não está de acordo com as 'regras' do seu corpo rapidamente.
Via io9

Postagens mais visitadas