A ciência da soneca perfeita



Afinal, você sabia que a ideia de que devemos ter oito horas de sono todas as noites (e sermos produtivos o resto do dia) é recente? Até a revolução industrial, pessoas costumavam acordar algumas vezes no meio da noite - e suplementar seu sono com um cochilo durante a tarde. Ou seja, tirar sonecas é natural. E pesquisadores mostram que elas são boas para você.

A soneca ideal em 5 passos:
1. Tire um cochilo durante a tarde. Você deve sentir sua energia diminuir lá por sete horas após acordar de manhã - umas duas da tarde, aquele período crítico depois do almoço. Pesquisadores estimam que, pelo período não ser tão próximo da noite, isso não irá interferir com seu sono regular. 
2. Encontre um lugar escuro e quieto. Você pode até ter aquela capacidade invejável de dormir em qualquer lugar, mas ter paz é importante para descansar do jeito que seu corpo precisa.
3. Entenda quanto tempo você precisa cochilar - já que seu cérebro passa por vários estágios durante o sono, sonecas de diferentes durações produzem efeitos diferentes. Por exemplo, uma soneca de meia hora é ideal se você precisar ser produtivo depois - já que seu cérebro não avança para estágios mais demorados do sono. O sono de 45 a 90 minutos permite que seu cérebro entre em um modo de ondas lentas, o que já causará aquela preguiça quando você acordar. Se a soneca durar mais do que 90 minutos você já terá entrado no sono REM, estágio no qual os sonhos ocorrem. E, claro, irá demorar para acordar completamente. Qual a vantagem de dormir por mais tempo? Se você precisa estar alerta a longo prazo (digamos que você irá dirigir por longos períodos), tirar um cochilo maior pode ser bacana. 
4. Use o despertador. Parece óbvio, mas não custa lembrar. Já vimos no item acima que sonecas mais longas do que o esperado podem ter o efeito contrário.
5. Beba café antes (opcional). Soa como um contrasenso, mas tomar um cafézinho antes do cochilo pode ser extremamente benéfico. Isso porque demora uns 20 minutos até que a cafeína aja em seu sangue e, por consequência, em seu cérebro. Quando você bebe café, você se sente mais enérgico porque a cafeína diminui um químico chamado adenosina no cérebro (ele é o responsável pela sensação de cansaço). O sono, naturalmente, tira a adenosina do cérebro. Então os dois se aliam para te deixar mais cheio de energia quando você acordar meia hora depois.
Os benefícios incríveis do cochilo:
1. Sonecas te deixam mais alerta - a ciência provou o que você já sabia em um estudo de 1990,feito pela Nasa. Eles descobriram que pilotos de vôos comerciais que cochilavam no avião (revezando com outros pilotos, óbvio), cometiam menos erros e tinham reações mais rápidas. 
2. O cochilo melhora a memória - especificamente a habilidade de lembrar de conhecimentos pontuais (o que é diferente de lembrar de como fazer uma tarefa ou outra). Então vale puxar um ronco esperto antes daquela prova decoreba
3. O sono melhora a sua criatividade - pesquisas sugerem que o sono em geral (não apenas as sonecas)podem ajudar pessoas a encontrar soluções para problemas mais depressa. Outro estudo mostrou que sonecas de uma hora ajudam crianças a entender relações abstratas entre palavras com mais facilidade. 
4. Cochilos são BONS - deixemos a conversa sobre produtividade de lado, tirar uma soneca é bom - e faz o tempo passar mais rápido do que se você estivesse completamente improdutivo, lutando contra o sono. Em 2006, pesquisadores analisaram as tarefas diurnas preferidas de americanos - e, apesar de não ganhar da campeã 'sexo', a soneca estava bem colocada, antes de usar o computador por motivos recreativos e fazer compras. 
Via Vox

Postagens mais visitadas