Cidade no Sertão da PB não registra caso confirmado de dengue há 2 anos

A cidade de Quixaba, no Sertão da Paraíba, não registra casos confirmados de dengue há dois anos. Com pouco mais de 1.700 habitantes, o município está entre os dez menos populosos do estado e neste ano, cinco casos de dengue foram notificados, mas não foram confirmados. Dois já foram descartados e outros três esperam o resultado da sorologia. 

A secretaria de saúde da cidade está realizando duas ações nas caixas d’água, nas que são abertas, a prefeitura distribui piabas para que sejam criadas nos tanques, mas a água não deve ser usada para consumo humano. A outra medida é vedar a entrada de todas a caixas.A cada dois meses, os agentes de endemias visitam as casas dos moradores de Quixaba para investigar como é feito o armazenamento de água. A aplicação do larvicida é feita nos tanques neste período. O agente José Macêdo Nascimento explicou que muitos moradores criam piabas, pequenos peixes, nos tanques de água porque eles se alimentam das larvas do mosquito.
Mércia Batista, coordenadora de epidemiologia da cidade, comentou que além das intervenções no combate à larva do mosquito Aedes aegypti, há também uma campanha educativa. “A gente faz a parte educativa, aqui na unidade de saúde, os profissionais orientam sobre a dengue como evitar as larvas do mosquito”, completou. Quixaba também não registrou nenhum caso confirmado de zika ou febre chikungunya.
Do G1 PB

Postagens mais visitadas