No futuro, seu café da manhã poderá carregar a bateria do seu celular

Uma dupla de estudantes desenvolveu um aparelho que captura o calor de objetos cotidianos, transforma em energia e a estoca para que você carregue a bateria desses mesmos objetos.
Pense em um laptop em cima de uma mesa. Ele emana calor para o ambiente o tempo todo – com o Heat Harvest (Colheita de Calor em tradução livre), esse calor é transferido para um gerador termoelétrico e, assim que a bateria do laptop acabar, você usa a energia que ele mesmo emitiu para carregá-lo, em uma espécie de reciclagem energética. Sim, uma ideia e tanto.
O laptop foi utilizado como exemplo, mas coisas ainda mais improváveis podem ser utilizadas, como o café ou os ovos mexidos que você preparou no café da manhã – afinal, só de existir, eles também produzem bastante calor. O funcionamento seria bastante simples: o Heat Harvest é um dispositivo que deve ser colocado em cima da mesa em que os objetos quentes normalmente são dispostos – sua escrivaninha ou a mesa da cozinha, por exemplo – e o resto do trabalho ele mesmo faz, baseado no princípio da reciclagem termoelétrica.
Para carregar o aparelho que for, basta colocá-lo em cima do dispositivo, como mostra a foto acima. Além de transformar o topo da sua mesa em uma pequena estação energética, você pode colocar o Heat Harvest diretamente embaixo de aparelhos que você usa bastante, como televisores ou videogames. 
O futuro do pretérito foi o tempo verbal empregado no início do texto porque o Heat Harvest, por enquanto, ainda é um projeto. Ele foi criado por dois estudantes de design, o russo Sergey Komardenkov e a indiana Vihanga Gore,durante um desafio proposto pelo Space10, laboratório de inovação da IKEA, empresa sueca especializada na venda de móveis de baixo custo.
O objetivo do desafio era pensar em soluções que tornassem a vida urbana mais sustentável e saudável. Eles tinham duas semanas pra desenvolver a ideia, de modos que, apesar de genial, o conceito do Heat Harvest ainda é apenas um conceito.
SAIBA MAIS

Postagens mais visitadas