Por que o pênis e os mamilos têm uma cor mais escura?

Independentemente da idade, do gênero ou da etnia, a cor dos mamilos e dos órgãos genitais é diferente da restante pele.
A tonalidade mais escura intensifica-se na puberdade e é devida a alterações hormonais comuns nesta fase.

A explicação é dada ao Daily Mail por um grupo de médicos e cientistas, que descrevem esta diferença de cor como resultado da produção de melanina, o aminoácido responsável pela cor de cabelo e de pele das pessoas.
Na puberdade, são as hormonas masculinas e femininas (testosterona e estrogênio, respetivamente) que regulam os melanócitos, isto é, as células da pele que produzem a tal melanina.
Embora se trate de um processo natural, os médicos alertam que o escurecimento em idade adulta poder indicar problemas de saúde, como a Diabetes ou doenças crônicas. Nestes casos, a intensificação da tonalidade deve-se aos níveis de açúcar muito elevados, como explica a médica Lindsey Bordone.
O médico docente Cameron Rokhsar alerta que esta situação – com o nome de acanthosis nigricans – pode ser mais intensa na zona das virilhas.
São exceções os momentos em que a mulher engravida ou toma um contraceptivo oral de forma contínua, duas situações que interferem com os níveis de estrogênio e, por seu turno, com a regulação de melanócitos (e consequente produção de produção de melanina).
No caso dos homens, a roupa justa pode intensificar a pigmentação, algo que ocorre com alguma frequência em atletas, como explica Lindsey Bordone.

Postagens mais visitadas