Sol melhora fertilidade de animais

Tomar sol faz bem para a saúde. A luz solar nos ajuda a produzir vitamina D, substância que vem apresentando bons resultados no combate à doenças como asma, demência, artrite, complicações na gravides e impotência sexual.
Agora, cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, acreditam que o Sol pode influenciar também na fertilidade - pelo menos na dos animais.
O estudo foi realizado com base em ovelhas selvagens da região de St Kilda, também na Escócia. De acordo com a pesquisa, os animais com maiores níveis de vitamina D no final do verão eram os mesmos que acabavam tendo mais filhotes no começo da primavera. É a primeira vez que um estudo relaciona a substância com a fertilidade de animais selvagens. Os cientistas acreditam que isso pode demonstrar que a vitamina D é de alguma forma ligada à questões evolutivas.
Não se sabe exatamente como isso se relaciona na questão dos humanos. A própria pesquisa chega a citar estudos que ligam a quantidade de vitamina D presente nos sistemas de homens e mulheres as suas respectivas condições reprodutivas, porém, os autores do novo texto tendem a ser mais cautelosos. "Examinar benefícios, além dos ósseos, da vitamina D em seres humanos é difícil porque as pessoas estão expostas a diferentes quantidades de luz do Sol a cada dia", afirma Richard Mellanby, diretor da área de Medicina para Pequenos Animais, da universidade. "Estudar a relação entre pele e fontes alimentícias de vitamina D - e os resultados a longo prazo - é mais preciso em ovelhas que vivem em uma pequena ilha", diz.

Postagens mais visitadas