Faz mal à saúde conter os ‘puns’?

Ter gases é algo normal, mas como não é algo que queiramos (ou que a sociedade queira) libertar em público, sobe pena de uma certa humilhação e julgamento, por vezes se acaba por conter os ditos ‘puns’ durante horas.

Lisa Ganjhu, médica no NYU Langone Medical Center em Nova Iorque, explicou à edição norte-americana da revista Women’s Health que é muito pouco provável que conter os gases afete de forma séria a sua saúde.
A especialista explica que apesar do esforço para conter os ‘puns’, o seu corpo acaba por libertar os gases sem que dê conta. “Liberta gases dez a 20 vezes por dia, muitas vezes sem dar conta”, sendo que os gases são algo normal que se forma durante a digestão da comida ou mesmo pela ingestão de ar.
Ainda assim a especialista destaca que no caso das pessoas que sofrem de obstruções severas do colón, conter os gases vai fazer com que o colón inche como um balão e no caso de haver alguma fraqueza nas suas paredes, podem se romper, o que mesmo em casos graves, é bastante raro.
A acumulação de gases pode provocar desconforto na zona da barriga, por isso, o melhor é pedir para se retirar e ir à casa de banho se aliviar.

Postagens mais visitadas