Porque damos risada quando alguém cai?

Não é falta de educação, é senso de humor. É desta forma que os especialistas defendem a frequência com que as pessoas riem quando assistem alguém cair.


“O riso aparece quando, no lugar da racionalidade cognitiva no nosso cérebro, está uma incongruência. Então, surge uma controvérsia que, ao ser detectada pelo cérebro, dá origem à libertação de dopamina como forma de recompensa”, explica, ao El País, Manuel Arias, neurologista e coordenador do Grupo de Humanidades da Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN).
O riso é o espelho do sentido de humor, algo que está presente em todas as pessoas, mas que pode assumir várias formas. “Cada pessoa tem o seu sentido de humor. Depende da cultura em que crescemos, da família, das amizades e da própria biografia e personalidade”, diz o psicólogo Eduardo Jáuregui, co-fundador da consultora espanhola Humor Positivo.
Mas enquanto uns riem do que é comum e banal, outros riem do que é irônico ou implica um jogo intelectual. Contudo, há um fator que faz com que ambos deem risadas: as quedas.
“Não acho que haja diferentes sentidos de humor, existem apenas diferentes culturas. A essência da piada é a mesma em todos os lugares”, explica o professor e comediante Carlos Ramos, que adianta ainda que, apesar de não existir uma piada universal, uma queda provoca sempre mais risadas do que outras situações.
E perante uma queda, os danos conseguem ser maiores para o ego do que para os joelhos, conclui.
Mas com ou sem queda, rir é sempre o melhor remédio..

Postagens mais visitadas