Primeira vacina brasileira contra dengue entra hoje na última fase de testes

O Instituto Butantan finalmente dará início à terceira e última fase dos testes clínicos da primeira vacina brasileira contra a dengue. O medicamento tem por objetivo a imunização contra os quatro vírus da moléstia.

Nesta fase do desenvolvimento da vacina, cerca de 17 mil voluntários - moradores de 13 cidades do País - serão testados, seguindo critérios de idade a partir de testes em faixas etárias de adultos e idosos (17 a 59 anos), baixando para 9 a 17 anos e depois para o segmento entre 2 e 9 anos de idade.
Caso a eficiência da vacina seja comprovada, ela deverá estar disponível a partir de 2017. A intenção, de acordo com a diretoria do instituto, é de distribuir a vacina para vários centros do Brasil, atingindo um grande número de pessoas.
O processo só pode ter continuidade devido à autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), concedida no dia 11 de dezembro último, após cerca de oito meses de paralisação dos trabalhos formais, por questões burocráticas.
A cerimônia de lançamento desta etapa será realizada nesta segunda-feira (22), às 12h30, no Instituto Central do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
R7

Postagens mais visitadas