Sangue nas fezes? Eis quatro possíveis motivos

Se há coisa de que se tem vergonha de falar é sobre o que ocorre no banheiro – as necessidades fisiológicas.



E este tabu pode fazer com ignore certos sinais importantes sobre a saúde, como é o caso do aparecimento de sangue nas fezes.
O médico Niket Sonpal, gastrenterologista e professor de medicina na Universidade de Nova Iorque explica que o sangue nas fezes pode ser devido a vários fatores e o mais indicado é procurar um médico para descobrir o que se passa.
A cor do sangue também pode dar pistas. O sangue de cor escura tipicamente vem do estômago ou do esôfago, o que pode ser um sinal de uma úlcera, explica o especialista.
Já o sangue de cor castanha ou de um vermelho muito vivo geralmente vem da parte inferior do sistema gastrointestinal, o que pode indicar problemas no intestino delgado ou no cólon. As hemorroidas geralmente provocam sangue vermelho vivo. Outra causa comum do sangue nas fezes desta cor é uma fissura anal, que pode ser provocada por prisão de ventre ou até durante o parto.
Em casos bem mais graves o sangue nas fezes pode ser um sinal de câncer colorretal. Sendo que neste caso o sangue geralmente não é visível a olho nu.

Postagens mais visitadas