O incrível animal que abre uma boca nova a cada refeição

A hidra é tão estranha que foi batizada com o nome do monstro mitológico grego que conseguia crescer uma nova cabeça a cada vez que um heroi decepava a velha. 

Seu feito é quase tão impressionante quanto: o minúsculo animal faz uma boca surgir a cada vez que detecta a presença de um alimento. Assim que a refeição está terminada, o orifício se fecha.
Uma nova pesquisa que acaba de ser publicada ajuda a entender o mecanismo. "Parece um pouco com o controle da pupila no olho humano", disse a líder do estudo, a biofísica Eva-Maria Collins, ao New York TimesO animal consegue detectar indícios químicos de suas comidas preferidas - camarão, por exemplo -, o que faz com que as células de sua camada externa, o ectoderma, se abram. Não é mesmo muito diferente do que o olho humano faz diante de alguma ameaça, dilatando a pupila.
HidraCarter and Hyland et al./Biophysical Journal 2016
A cada vez que come, a hidra abre um buraco na sua camada externa, o ectoderma, aqui representado em verde.
A equipe de Collins, que faz pesquisa na Universidade da Califórnia em San Diego, conseguiu documentar o fenômeno em detalhes inéditos, como mostra o aterrorizante vídeo abaixo:
HidraCarter and Hyland et al./Biophysical Journal 2016
O vídeo mostra o momento em que a hidra abre a boca para tentar engolir o vidro sobre o qual ela estava montada.
Esta cena aconteceu logo após os cientistas borrifarem químicos tirados de camarões num vidro e colocarem a hidra em cima. O monstrinho tentou comer o vidro todo. 

Postagens mais visitadas