Por que fechamos os olhos durante o beijo?

Por que fechamos os olhos durante um beijo? “Porque é romântico”, podem responder alguns, mas para as psicólogas Polly Dalton e Sandra Murphy, da Universidade de Londres, esta resposta não bastou.


Por meio de exames para testar o sentido tátil das pessoas, elas descobriram que o ato de fechar os olhos durante o beijo tem uma explicação científica. Segundo as conclusões do estudo das duas, fechamos os olhos durante um beijo porquetemos dificuldade de processar outros sentidos enquanto nos concentramos no estímulo visual. Ou seja: de olhos fechados, aproveitamos ainda mais o beijo.

Para chegar a estes resultados, elas realizaram testes em que os participantes precisavam completar pequenas tarefas individuais, como procurar cartas, enquanto a sensação tátil era medida pela resposta a pequenas vibrações em uma das mãos. As psicólogas concluíram que as pessoas respondiam menos ao sentir tátil, à medida que a visão era mais exigida.

Assim sendo, quando nos envolvemos em atividades prazerosas, como um abraço, um beijo ou uma relação sexual, tendemos a fechar os olhos para nos ficar no toque e nas outras experiências sensoriais. “Desligar a visão permite que os recursos mentais fiquem livres para focar em outros aspectos da experiência”, explicou Polly, em entrevista ao “Independent”.

Mais do que apenas determinar por que fechamos os olhos durante o beijo, o estudo pode ter aplicações prática mais importantes. “Já era sabido que aumentar a demanda da tarefa visual reduz a percepção de estímulos visuais e auditivos. Nossa pesquisa confirma isso e estende essa descoberta ao sentido do toque", disse a psicóloga.

Postagens mais visitadas