Quanto tempo levaria para um vampiro tomar seu sangue?

Drácula, Nosferatu, e até Edward Cullen. A literatura e Hollywood já nos ensinaram que vampiros curtem beber sangue. 

Agora, um grupo de estudantes da Universidade de Leicester, na Inglaterra, produziu um estudo para cravar: se você encontrasse com um monstro desses na rua, quanto tempo levaria ele para saciar a fome?
Para fazer os cálculos, os pesquisadores partiram do importante ponto de que os vampiros não querem te matar, só fazer uma boquinha para continuar a poder vivendo para sempre por aí. Pensando nisso, eles perceberam que os monstros só poderiam tomar 15% do seu volume sanguíneo, isso porque quando a perda de sangue supera esse número, sua taxa cardíaca começa a desacelerar - é nesse momento que você começa a morrer. Em termos práticos, esse valor equivale à, mais ou menos, 750mls de sangue (levando em conta que a média humana para o líquido é de 5 litros).
A pesquisa aponta que, pensando nas famosas histórias, o mais provável é que o monstro tomaria o sangue provindo da sua artéria carótica externa - localizada no pescoço. As presas causariam furos com um diâmetro de 0,5 mm. Unindo essas informações à pressão sanguínea nas artérias (que gira em torno de 100mmHg) e à densidade do sangue (aproximadamente 1060 kgm-3), o vampiro conseguiria beber sua cota de 15% em apenas  6 minutos e 20 segundos. "O resultado é bem razoável, considerando que se leva menos de uma hora para doar 470 mls de sangue venoso. Entretanto, esse sangue está vindo do seu braço, que tem a pressão sanguínea inferior à da carótica externa", afirmam os pesquisadores no estudo.
O estudo imagina um cenário em que o vampiro apenas bebe o sangue conforme líquido vai sendo expelido do corpo. O monstro não te suga. "Mudando isso, o tempo que o processo levaria seria reduzido, fazendo o processo ainda mais eficiente", continua o texto. Se você quiser tentar cravar a estaca no peito do monstro, é melhor fazer isso rápido. 

Postagens mais visitadas