Golfinhos conseguem conversar para resolver problemas juntos

Em momentos de crise, talvez possamos aprender com os golfinhos: aparentemente os animais têm a capacidade de debater, de forma pacífica, a solução para um problema. 

conclusão é dos cientistas do Instituto Dolphin Plus, na Flórida, e da Universidade de Mississipi, que passaram os últimos meses estudando o comportamento de seis golfinhos e a relação deles com situações problemáticas.
O estudo afirma que os bichos possuem uma linguagem específica para conversar uns com os outros em situações difíceis, determinando, juntos, a melhor forma de sair delas. Essa linguagem é composta por sons pulsantes em uma frequência que os seres humanos conseguem escutar - na prática, parece que os golfinhos estão realmente batendo papo. 
Os pesquisadores partiram de uma dúvida simples: já que são tão espertos, será que os golfinhos têm a capacidade de trabalhar em equipe? Para responder, eles colocaram comida dentro de um pote de plástico que só podia ser aberto se duas cordinhas fossem puxadas ao mesmo tempo, cada uma para uma direção diferente.  Desse modo um golfinho sozinho até conseguiria abrir o recipiente, mas, em dois, a tarefa se tornava muito mais fácil e rápida. 
Em 20 dos 24 testes feitos pelos cientistas, diferentes duplas de golfinhos trabalharam tentando abrir o pote - nas 4 restantes, os animais faziam o processo sozinhos. O resultado foi surpreendente: quando os bichos estavam resolvendo o problema em dois, eles conversavam três vezes mais do que quando estão simplesmente socializando em situações normais.
Além disso, quando um golfinho estava tentando abrir a lata sozinho, os outros ficavam assistindo - mas os bichos não conversavam tanto nessas situações. Ou seja: as conversas durante o trabalho realmente eram um debate sobre o problema.
Já se sabia que os golfinhos usam suas "falas" para localizar uns aos outros e para a interação social - inclusive com seres humanos -, e até para aprender e ensinar coisas entre si. Mas esta é a primeira vez que os cientistas percebem que os bichos emitem sons especialmente para resolver problemas. Agora, imagine se as pessoas conseguissem desenvolver essa capacidade...

Postagens mais visitadas