Você ri diferente quando é seu amigo que conta a piada, diz estudo

Sabe a risada forçada que você deu naquela roda com os amigos dos seus amigos? Pois é, todo mundo percebeu que ela não era sincera.

 Na verdade, se o pessoal que estava do outro lado do bar conseguisse ter ouvido a cena, até eles perceberiam sua falsidade. Quem afirma isso é uma pesquisa publicada no periódico Procedimentos da Academia Americana de Ciências. De acordo com o estudo, quando é seu amigo que conta a piada, você ri diferente, e todo mundo consegue sacar a diferença entre o riso honesto e o político.
Os pesquisadores gravaram 48 conversas entre estudantes da Universidade da Califórnia e separaram as risadas que surgiram desses encontros. Alguns desses papos eram entre amigos de longa data; outros de pessoas que tinham acabado de se conhecer. Os responsáveis pelo estudo, então, mostraram os risos para 966 ouvintes espalhados ao redor do mundo, e perguntaram se as pessoas gravadas eram amigas ou não. Em 61% das vezes, as respostas foram corretas. Quando se tratava da risada de duas mulheres, o resultado era ainda mais preciso: 80% de acertos.
As mostras de som permitiram aos pesquisadores classificarem algumas características específicas nos risos de pessoas que já tinham alguma amizade. "As risadas entre amigos costumam ser mais rápidas, mais altas, mais compridas e com menos irregularidade na intensidade", afirmou, ao Huffington Post, Greg Bryant - comunicador social da Universidade da Califórnia e responsável pela pesquisa. De acordo com Greg, todos nós já percebemos essas características, só que essa interpretação acontece de forma inconsciente. Basta um segundo de risada para fazermos um juízo.
Os pesquisadores acreditam que essa diferenciação é uma característica primitiva. As risadas, supostamente, seriam uma forma de avaliar o elo entre pessoas. Os homens primitivos usavam ela para descobrir se os que estavam a sua volta eram de fatos aliados, ou poderiam ser traídos em breve. Questão de sobrevivência. "Em espécies altamente cooperativas, como a nossa, é importante que os indivíduos identifiquem corretamente as alianças sociais", afirmou Greg. "Se as risadas realmente ajudam pessoas a perceber isso, ela teve um papel na comunicação social, levando a interação cooperativas", explica. 

Se você ainda não acredita, dá para tentar fazer o teste. Abaixo você tem, respectivamente uma risada entre desconhecidas, e outra entre amigas. Dá para sentir a diferença? 


Postagens mais visitadas