Ação apreende 800kg de alimentos e detém dono de açougue

Um operação da Vigilância Sanitária Municipal e do Ministério Público Estadual nesta segunda-feira (16) apreendeu 800 quilos de alimentos impróprios para o consumo em um açougue de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. 


De acordo com os órgãos, o estabelecimento no bairro Pelinca tinha diversas irregularidades. Baratas foram encontradas no local. O responsável pelo açougue foi detido, mas não há informações sobre se o local foi fechado.

Os alimentos apreendidos tinham problemas, especialmente quanto a data de validade. Alguns estavam com a data vencida, outros com a informação apagada ou mesmo faltando. Alguns alimentos tinham sido reembalados sem identificação dos dados originais do fabricante e nenhuma carne possuía nota fiscal para comprovar a procedência de matadouro regularizado.
O local estava ainda com a fiação exposta, lixeiras sem tampa, funcionários que manipulavam o alimento sem uniforme, ralos quebrados, câmara-fria com prateleiras de madeira (o que oferece riscos de contaminação) e sem higienização, e alimentos expostos sem nenhuma proteção, em contato com chão e paredes.

O caso foi registrado na 134ª Delegacia Policial. O responsável pelo estabelecimento irá responder pelo crime e venda de mercadoria em condições impróprias ao consumo, conforme artigo 7º, inciso IX, da Lei nº 8.137.

Postagens mais visitadas