Metade dos seus amigos não vê você como um amigo

A verdade às vezes machuca. Ainda mais quando vem de alguém em quem você confia, com quem conta nas horas difíceis

Mas é melhor saber agora, mudar logo seu comportamento e expectativas, do que se decepcionar mais tarde, na hora do aperto, com possíveis amigos. Aí vai: metade dos camaradas que você julga ser um amigo, não pensa o mesmo de você.
É o que descobriram pesquisadores do Instituto de Massachusetts. Eles reuniram 84 pessoas em uma mesma sala e fizeram um pedido: classifique, em uma escala de 1 a 5 (de “não conheço essa pessoa” até “é um dos meus melhores amigos”), todos os participantes. Em seguida, teriam de prever como outras pessoas os classificariam.
E o resultado foi decepcionante – pelo menos para a maioria dos voluntários. Quem se dizia amigo de alguém esperava que osentimento fosse recíproco. Mas nem sempre era o que acontecia. Metade de todas as amizades reportadas na pesquisa eram platônicas.
É que, de acordo com o estudo, as pessoas gostam de dizer que são amigos de quem é mais popular ou mais rico e poderoso. Só que o outro lado, por ter mil baba-ovos na cola, tende a escolher melhor quem considera mesmo amigo.
Ficou desapontado? Bem, outra pesquisa já tinha alertado: você só tem quatro amigos com quem pode contar de verdade.
Créditos da foto: :Istock/svetikd

Postagens mais visitadas