Fiscais interditam laboratório que descartava sangue coletado em vaso sanitário

Após uma denúncia anônima, fiscais de vários órgãos da Prefeitura de Maceió interditaram, na manhã desta terça-feira (31), o laboratório Meroveu, localizado na Rua Barão de Atalaia, no centro de Maceió.

 Eles constataram descarte irregular de lixo contaminado, inclusive viram um vaso sanitário cheio de sangue, o que sinalizaria que os funcionários estavam descartando resíduos infectantes naquele local.
Uma operação foi deflagrada no estabelecimento com o suporte de fiscais da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e da Vigilância Sanitária Municipal. A denúncia das irregularidades foi feita por meio do site da fiscalização.
No local, foram encontradas seringas com sangue, lixo contaminado misturado ao comum, exames de sangue coletados e armazenados indevidamente em cima de uma bancada. Funcionários informaram que a coleta de lixo não acontece há 30 dias, pelo menos e o proprietário estaria juntando os resíduos produzidos dentro do laboratório. 
Fiscais interditam laboratório que descartava sangue coletado em vaso sanitário
FOTO: ENYA TENÓRIO
O coordenador de fiscalização da Slum, Carlos Tavares, disse que foi informado pela direção do estabelecimento que a empresa que faz a coleta de lixo do local suspendeu o serviço por falta de pagamento. As irregularidades detectadas pelos fiscais da superintendência obrigaram a mobilizar técnicos do meio ambiente e da Vigilância Sanitária. 
Em acordo, os fiscais decidiram pela interdição do laboratório e foi estabelecido um prazo para regularização. O lixo visto no local, de acordo com a Slum, também estava contaminando o solo. 
De acordo com o fiscal da Sempma, José Soares, entre as irregularidades detectadas estavam condicionamento irregular, lixo contaminado e comum misturados e a céu aberto e ausência de autorização. Os próprios funcionários não sabem se existe fossa ou se tem saneamento no laboratório.
Fiscais encontraram sangue dentro deste vaso sanitário
FOTO: DIVULGAÇÃO

Fiscais flagraram tubos de ensaio em cima de pia
FOTO: DIVULGAÇÃO

Postagens mais visitadas