Veja o mundo com os olhos de seu gato

Já se perguntou como os gatos enxergam o mundo? 

Apesar de fofinhos e de serem os reis da internet, os felinos não deixam de ser predadores - então, os olhos deles foram feitos para caçar: eles conseguem perceber movimentos minúsculos e praticamente podem ver no escuro. Mas, para isso, precisam sacrificar outras capacidades, como enxergar em detalhes e perceber algumas cores.
O artista Nickolay Lamm decidiu transformar o que sabemos sobre os olhos dos gatíneos em imagens. Para isso, ele consultou veterinários especialistas em visão animal, da Universidade da Pennsylvania, que explicaram algumas características fundamentais dos gatos. Para começar, eles têm uma visão periférica bem melhor do que a nossa - vêem o mundo em 200º, enquanto a gente só alcança meros 180º. No escuro, os bichanos conseguem enxergar com bastante nitidez: oito vezes melhor que os seres humanos. 
Por outro lado, eles não enxergam muito bem de longe. Um objeto que nós enxergamos bem a 30 m de distância precisa estar a 6 m de um gatinho para ser visto por ele com nitidez. As cores também ficam prejudicadas: pelo que os especialistas podem perceber, os gatos reconhecem azul e amarelo, mas não o vermelho, o marrom e o laranja. 
Nickolay tratou as fotos para representar cada uma dessas características dos gatos. a foto de cima é a visão humana, e a de baixo é a dos felinos:

Postagens mais visitadas