Anvisa suspende seis lotes do cosmético Spectraban Base Fluida

A Anvisa suspendeu a circulação comercial de seis lotes dos produtos Spectraban Base Fluida Bege Claro, Spectraban Base Fluida Bege Médio e Spectraban Base Fluida Translúcida. 


suspensão dos lotes ocorreu em virtude de erro na indicação do fator UVA na embalagem secundária dos produtos.

A empresa Laboratórios Stiefel Ltda justificou que, apesar de constar na embalagem secundária comercializada de alguns lotes a indicação de UVA +++, a opção foi de registrar o produto com UVA ++. A empresa informou ainda que no ato do registro na Anvisa foram apresentados estudos comprovando que o fator de proteção daqueles produtos é, de fato, UVA +++.

Devido ao fato de as informações nas rotulagens secundárias estarem em desacordo com o registrado na Vigilância Sanitária, a Anvisa determinou a suspensão dos lotes 1052457 e 1051042 do produto Spectraban Base Fluida Bege Claro, dos lotes 1051404, 1051985 e 1052984 do produto Spectraban Base Fluida Bege Médio e do lote 1052381 do produto Spectraban Base Fluida Translúcida.

A empresa Laboratórios Stiefel Ltda, fabricante dos cosméticos, é responsável pelo recolhimento do estoque existente no mercado, dos lotes em questão. Procurada, a empresa ainda não enviou seu posicionamento a repeito da decisão da Agência de Vigilância Sanitária.

Procurada pela reportagem, a Stiefel esclarece que, conforme publicado no Diário Oficial da União em 12 de janeiro de 2017, comunicou à Anvisa o recolhimento voluntário dos lotes 1052457 e 1051042 do produto Spectraban Base Fluida Bege Claro; dos lotes 1051404, 1051985 e 1052984 do produto Spectraban Base Fluida Bege Médio; e do lote 1052381 do produto Spectraban Base Fluida Translúcida em razão de erro na indicação do fator UVA na embalagem secundária. As unidades pertencentes aos lotes citados foram recolhidas entre os meses de abril e agosto de 2016 dos estoques de seus clientes.

E, uma vez que o produto não apresenta qualquer risco à saúde dos consumidores, conforme estudos apresentados à Anvisa comprovando que o fator de proteção é de fato UVA+++, a Stiefel está buscando esclarecimentos adicionais junto à agência reguladora. A Stiefel reafirma seu compromisso com o consumidor e coloca-se à disposição para dar maiores informações sobre o assunto.

O globo


Postagens mais visitadas