Quais animais soltam pum?

Soltar pum faz bem. A gente já contou aqui que o gás sulfídrico liberado em pequenas quantidades durante a digestão fortalece a saúde da mitocôndria das células – e, por consequência, deixa seu corpo mais preparado para combater inflamações. Se faz bem para o ser humano, por que outros animais não soltariam pum?

Cientistas de Londres se uniram para reunir informações sobre a flatulência no reino animal e descobrir quais deles peidam. Eles criaram a hashtag #DoesItFart para receber as dúvidas dos internautas a respeito do tema. As respostas são publicadas em um documento colaborativo com a lista da atividade intestinal de vários bichos.  
E eles descobriram que boa parte dos animais também solta pum, sim, mas nem todos se beneficiam do cheirinho. O coelho, por exemplo, quando exposto em excesso ao gás do pum, pode desenvolver problemas intestinais. Ainda assim, eles peidam – é natural.
Ratos também sofrem com a flatulência. E, segundo os pesquisadores, o cheiro é bem desagradável (não é para menos, pense na dieta deles…). Orangotangos fazem isso sem qualquer pudor e com bastante frequência. As girafas também – e soltam o cheiro na altura do seu nariz. Na verdade, a lista dos animais que soltam pum é bem grande: leões, cavalos, morcegos, baratas, porcos, sapos, cobras, gorilas, entre outros. Só quem realmente poupa o mundo de seus cheiros são os pássaros.
Pode parecer um estudo sem propósito. Mas não é. Analisar esse tema ajuda os cientistas a entender melhor a dieta dos animais e a contribuição de cada um com as emissões de metano. Se você se interessou, dá para ter acesso à lista aqui – e se tiver alguma dúvida é só mandar sua pergunta em inglês, com #doesitfart , no Twitter.

Postagens mais visitadas