Inteligência artificial pode alterar sua aparência em fotos

Um aplicativo gratuito, que usa inteligência artificial, pode deixar você mais velho, mais novo ou até mesmo mudar seu sexo nas fotos. Ele é chamado FaceApp e tem versões para Android e iPhone.

A edição gratuita permite que você mude seu visual e também crie montagens com quatro fotos personalizadas. Na versão paga, de 13 reais, você pode remover a marca d’água das imagens.
O compartilhamento de fotos nas redes sociais é facilitado. Ao criar suas imagens, você tem opções para rapidamente publicá-las no Facebook ou no Instagram.
O aplicativo usa rede neural para alterar as fotos. Basicamente, código do app funciona de maneira parecida com os neurônios de um ser humano.
Nesta semana, o aplicativo se envolveu em uma polêmica curiosa. Um dos efeitos era chamado Hot (algo como sexy em inglês) e clareava a pele de pessoas negras. Após contato do The Guardian, a empresa pediu desculpas pela falha e renomeou o filtro para Spark (faísca) — apesar dele continuar a clarear a pele dos usuários. A falha teria ocorrido como uma consequência do uso de rede neural.
O FaceApp é desenvolvido por uma pequena equipe de Saint-Petersburg, na Rússia. No app e no site, a empresa não deixa claro o que faz com os dados dos usuários do seu aplicativo.
O app segue na onda do sucesso das selfies e de concorrentes como o Meitu, um app chinês que pode alterar bastante o seu rosto em poucos segundos. Outro rival russo na briga por usuários que querem fotos criativas é o Prisma, que transforma suas imagens em obra de arte, também usando inteligência artificial.

Postagens mais visitadas