Recife e Jaboatão inauguram serviços de atenção para saúde animal

No mesmo dia, os prefeitos do Recife, Geraldo Julio (PSB), e Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR), inauguraram equipamentos voltados para a saúde de animais de estimação. Nesta quinta-feira (8), o socialista entregou o Hospital Veterinário do Recife (HVR). Em Jaboatão, Ferreira lançou o programa Bem Estar Animal. 

O Hospital Veterinário do Recife fica localizado no Cordeiro e conta com médicos veterinários que farão atendimentos clínicos e emergenciais, além de exames em cães e gatos. O atendimento será iniciado na próxima segunda-feira (12), mas já neste sábado (10), o equipamento funcionará como ponto de vacinação da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, que acontecerá em toda a cidade e tem a meta de vacinar 160 mil cães e gatos contra a raiva.

O HVR conta com três consultórios, uma sala de cirurgia, sala de pós-operatório, laboratório e sala de diagnóstico por imagem. A obra teve custo de R$ 1,5 milhão, em recursos próprios do município. A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) ficará responsável pela administração do equipamento.

“Mais de 50% da população do Recife possui um animal de estimação e aqui vai poder ter o seu atendimento gratuito. Muita gente tem dificuldade em pagar por uma consulta, um exame, uma castração e aqui terão este direito garantido pela Prefeitura do Recife. Era um desejo de muitos anos da população do Recife e a gente está aqui entregando mais um compromisso assumido pela nossa gestão”, destacou o prefeito Geraldo Julio.

Em Jaboatão, os moradores da cidade ganharam o Bem Estar Animal, programa que visa realizar, em consultório itinerante, consultas, exames, vacinação e castração de cães e gatos. A cada 30 dias, o consultório móvel irá se deslocar e permanecer por um período de um mês em cada uma das sete regionais do município. 

Cinco veterinários irão se revezar no atendimento. Além disso, o programa conta ainda com um quadriciclo que irá fiscalizar áreas de ninhos de tartaruga na orla e um caminhão que auxiliará na remoção de animais de vias públicas. 

“A educação é, sem dúvida alguma, o melhor caminho para construirmos uma sociedade melhor e mais justa. Por isso, decidimos que, em paralelo aos atendimentos, precisávamos conversar com os nossos jovens sobre os cuidados com os animais e as formas de prevenção a doenças. Para isso, criamos um programa amplo e permanente, que vai, ao mesmo tempo, tratar dos nossos melhores amigos e atuar como vetor de conhecimento”, ressaltou Anderson Ferreira.

Para ter acesso aos serviços, é preciso entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana e realizar um cadastramento prévio, o que pode ser feito por meio do número (81) 3462-5243. O atendimento ao público será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A estimativa é de que, além das consultas, exames e vacinações, sejam feitas, por mês, cerca de 400 cirurgias de castração.

Fonte

Postagens mais visitadas