Atletas sofrem infecção intestinal nos Jogos Escolares da Juventude, em Brasília

Pelo menos 21 alunos precisaram de atendimento médico na manhã desta quinta-feira após serem diagnosticados com intoxicação alimentar durante os Jogos Escolares da Juventude. 


Os atletas relataram dores de cabeça, náusea e diarreia. Eles foram atendidos pelo Samu no próprio local do evento. (lei mais no G1 DF)
Em nota, o governo do DF disse que prestará apoio ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) para atender quem sofreu intoxicação alimentar. "Entendendo a importância dos Jogos Escolares da Juventude, o governo declara absoluta solidariedade aos atletas e já colocou à disposição do COB atendimento médico", diz em nota.
O evento reúne 4 mil alunos de todo o país. As atividades não foram suspensas. O Comitê Organizador dos Jogos Escolares da Juventude informou que os alimentos estão sendo analisados pela Vigilância Sanitária. É oferecido macarrão, arroz, carne de vaca e frango.
Alunos estão em Brasília desde o dia 16 de novembro (Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)Alunos estão em Brasília desde o dia 16 de novembro (Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)
Alunos estão em Brasília desde o dia 16 de novembro (Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)
De acordo com Edgar Hubner, diretor-geral da organização do evento, "nunca ocorreu esse tipo de situação em 13 anos de evento".
- A empresa que está atendendo aqui é a mesma que atendeu em Curitiba em setembro - na primeira parte dos jogos - e não teve nenhum problema. Estamos tentando cercar todos os pontos para entender o que está acontecendo - afirmou Edgar Hubner.
Em nota, a organização do evento informou que "foi montado um posto de atendimento no Centro de Convenções e 40 pessoas se apresentaram no local até o momento. Todos receberam alta. Além disso, amostras dos alimentos foram coletadas para análise, controle este que já é feito regularmente durante toda a competição" (veja abaixo a nota completa).
Além das delegações representnao todo os estados do país,  Jogos Escolares também contaram com atletas do Japão (Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)Além das delegações representnao todo os estados do país,  Jogos Escolares também contaram com atletas do Japão (Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)
Além das delegações representnao todo os estados do país, Jogos Escolares também contaram com atletas do Japão (Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)
O estudante Eduardo José, de 16 anos, veio de Minas Gerais e disse que as únicas refeições que come são as do próprio evento. Ele acordou "indisposto" nesta quinta.
- Tive diarréia e dor de cabeça. Me passaram medicação para tratar os sintomas - disse Eduardo.
Os Jogos Escolares da Juventude começaram no dia 16 de novembro e terminam neste sábado. Alunos entre 15 e 17 anos participam dos jogos, que ocorrem entre 8h e 18h. Ao todo, 14 modalidades foram selecionadas para as competições, sendo que dez já foram disputadas. Alguns atletas já retornaram para os estados.
Nota do Comitê Organizador dos Jogos Escolares da Juventude sobre os casos de infecção intestinal
Informamos que foram registrados casos isolados de gastroenterite em alguns participantes dos Jogos Escolares e o Comitê Organizador da competição prontamente tomou medidas para atender os atletas e oficiais destas equipes.
Foi montado um posto de atendimento no Centro de Convenções e 40 pessoas se apresentaram no local até o momento. Todos receberam alta. Além disso, amostras dos alimentos foram coletadas para análise, controle este que já é feito regularmente durante toda a competição.
Estão sendo servidas no refeitório da competição cerca de 52.000 refeições no almoço e no jantar para cerca de 6 mil pessoas dos 27 diferentes estados.

Postagens mais visitadas