Há tipos diferentes de lágrimas: elas variam de acordo com a emoção que as gerou

Você não chora sempre pelo mesmo motivo. Dor física, luto emocional ou reflexo químico (como ao descascar cebola) são causas diferentes de choro. 

Mas o que poucos sabem é que essas motivações afetam a estrutura molecular das lágrimas. Derramadas por diferentes motivos, elas apresentam composições distintas também.

Lágrimas são diferentes de acordo com a emoção

Uma análise que mostrou as diferenças moleculares das lágrimas foi feita em 2008 pela fotógrafa Rose-Lynn Fisher. Ela registrou microscopicamente o produto líquido de seu próprio choro, de alguns voluntários e até de um bebê recém nascido. Tudo foi publicado no livro "The Topography of Tears", algo que em tradução livre seria "A Topografia das Lágrimas".
Na pesquisa, a fotógrafa encontrou hormônios proteicos (incluindo um analgésico natural liberado quando o corpo se estressa) nas lágrimas emocionais e percebeu que, microscopicamente, pode haver muitas diferenças mesmo quando a composição química é a mesma.
"Há muitas variáveis, como a química, a viscosidade, a configuração, a taxa de evaporação e até as causadas pelas configurações do microscópio", disse a autora na época do lançamento de seu livro ao site Smithsonian Magazine, publicação norte-americana de ciência e variedades.
 
Nos nossos olhos, existem camadas que regulam o fluxo lacrimal e a hidratação da córnea e dos globos oculares. Nas camadas, existem lipídios, água, sais minerais, complexos imunológicos e glicoproteínas. Aparentemente, existe um balanço diferente entre tudo isso para cada motivo de choro.

As divisões científicas das lágrimas

Basicamente, a ciência divide o líquido de nossos olhos em três categorias baseadas na origem do choro:
choro mulher 400x800 117
ANNA VIOLET / SHUTTERSTOCK

Lágrimas psíquicas

Tanto as lágrimas de alegria ou tristeza se encaixam nessa categoria por terem origem emocional externa. Nesse caso, o choro é desencadeado por emoções que vem de fora do corpo - então vale tanto um ataque de riso de felicidade quanto choro por luto.

Lágrimas basais

Durante um período de 24 horas, o corpo humano libera uma média de 0,75 a 1,1 grama de lágrima nos olhos. A função dessa categoria, formada pelo próprio sistema lacrimal, é manter o globo ocular saudável e hidratado, além de protegê-lo de poeira.

Lágrimas reflexivas

Também tem origem externa, mas não baseada em emoções. Essas lágrimas são expelidas como resposta a substâncias estranhas ao olho, então se tratam de respostas à irritações externas. Vale tanto areia nos olhos quanto descascar cebola.

Postagens mais visitadas