Merenda escolar é transportada em meio a fezes de gado

Verduras, frutas, leite e outros alimentos destinados à merenda escolar estavam sendo transportados em meio a fezes de gado. 


O flagra ocorreu no início da semana, na cidade de Acrelândia, interior do Acre.
Vereadores do município encontraram a merenda escolar dentro de um caminhão que transporta bois. Eles denunciaram também as condições do depósito onde a merenda era estocada. O local estava sujo, os compartimentos dos freezers apresentavam larvas e mau cheiro.
Vereadores encontraram larvas em freezer que fica no depósito (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)Vereadores encontraram larvas em freezer que fica no depósito (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
Vereadores encontraram larvas em freezer que fica no depósito (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
Após o flagra, os parlamentares denunciaram o caso ao Ministério Público do Acre (MP-AC).
O transporte dos alimentos é feito por uma empresa que ganhou a licitação. O G1 tentou contato com o empresário responsável por esse transporte, mas não obteve sucesso até a publicação desta reportagem.
Alimentos eram levados em meio a fezes de gado em Acrelândia (Foto: Reprodução)Alimentos eram levados em meio a fezes de gado em Acrelândia (Foto: Reprodução)
Alimentos eram levados em meio a fezes de gado em Acrelândia (Foto: Reprodução)
O secretário de Saúde da cidade, José Donisete, reconheceu que houve uma falha, mas disse que a Vigilância Sanitária foi acionada e a merenda recolhida. Para ele, a falha foi unicamente da empresária responsável pelo transporte.
Merenda era estocada de forma inadequada (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)Merenda era estocada de forma inadequada (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
Merenda era estocada de forma inadequada (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
"Estava em um transporte inadequado para transportar a merenda. Chamamos a Vigilância Sanitária e foi feito o embargo. Também foi feita a notificação para substituição da merenda, que já está sendo feita. A prefeitura tomou todas as medidas necessárias para corrigir o erro. Temos o compromisso de preservar a saúde de nossos alunos", argumentou.
Merenda é transportada por um empresa até um depósito da prefeitura  (Foto: Reprodução)Merenda é transportada por um empresa até um depósito da prefeitura  (Foto: Reprodução)
Merenda é transportada por um empresa até um depósito da prefeitura (Foto: Reprodução)

Fezes de animais

No relatório da Secretaria de Saúde do município, foi relatado que o veículo utilizado não tinha condições higiênicas sanitárias. Além disso, o caminhão não possuía proteção contra a chuva e estava sujo de fezes de gado.

Do G1 AC

Postagens mais visitadas