Por que caem tantos bichinhos no seu copo de cerveja?

Aí você tá lá, sexta-feira, bebendo tranquilo no bar e, de repente, vê que um bichinho caiu no seu copo — os menos encanados podem nem ligar, mas com certeza tem gente que vai se irritar e pedir pra trocar de copo. 

Mas calma, isso é natural: os insetos podem estar apenas prezando pela própria sobrevivência, e um novo estudo publicado no Proceedings of the National Academy of SciencesPANS) explica o porquê.
Na verdade, vários insetos podem importunar seu copo de cerveja por diferentes razões. Mas um caso específico e curioso é o dos ambrosia beetle (besouros de ambrosia), que fazem parte de um grupo conhecido como besouros de casca — caracterizado pela capacidade de cultivar fungos em madeira, para servir de alimento. “Muitas vezes você pode encontrar esses besouros de dois milímetros em copos de cerveja, desde que o lugar [os arredores de onde você está] seja cercada por árvores antigas”, disse Peter Biedermann, da Universidade de Wuerzburg, na Alemanha, um dos pesquisadores envolvidos.
Essas árvores antigas são importantes: os estudiosos sabiam que árvores que produzem etanol quando enfraquecidas são justamente os lugares preferidos dos besouros de ambrosia — é onde se encontra grandes colônias desse inseto. Mas, até agora, ainda não se sabia a razão dessa preferência, e o estudo — que incluiu também cientistas da Universidade Técnica de Munich, na Alemanha, e da Universidade do Estado Ohio, nos EUA — descobriu: a atividade de enzimas que degradam o álcool é vantajosa para o desenvolvimento dos fungos, que ficam com uma biomassa maior quando criados em madeira que contenha essa substancia. E detalhe, o álcool é tóxico para outros microrganismos predadores. Ou seja: proteção e alimentação, o lugar perfeito. Os besouros de ambrosia e suas larvas se alimentam dos fungos cultivados a uma concentração de álcool de cerca de 2%.
Para os bichinhos, mais fungos significa mais comida, e mais comida significa mais descendentes. Por isso eles continuarão, sem querer, a invadir seu copo de cerveja.

Postagens mais visitadas