Empresas criam produtos comestíveis como alternativa ao plástico

Após a onda de proibições ao canudinho de plástico, diversas iniciativas surgiram para mostrar que o material não deve fazer parte da cadeia de produção do futuro. 

Produtos reutilizáveis e biodegradáveis estão vivenciando um grande crescimento de vendas e, além disso, outras marcas tem ganhado fama por venderem produtos comestíveis.
A Sorbos, por exemplo, é uma premiada startup de Barcelona criada por três amigos que produzem canudos em sete sabores: lima, limão, canela, morango, maçã verde, gengibre e chocolate. Os produtos resistem a até 40 minutos em contato com a bebida e tem embalagem biodegradável e reciclável. Por isso, os canudos Sorbos são principalmente revendidos para restaurantes e bares que querem "reforçar o seu posicionamento como marca responsável e sustentável."
“Levamos mais de um ano para conseguir uma formulação exata para que o produto cumprisse sua função de canudo, sem alterar o sabor da bebida e nem desmanchar”, contou o diretor de produto Víctor Sánchez, em entrevista ao portal Conexão Planeta.
Canudos da Sorbos (Foto: Sorbos)
No Estados Unidos, a Loliware começou a investir nessa ideia a partir de copos comestíveis. Agora, com todos os produtos esgotados no site, a marca está anunciando o lançamento das Lolistraws, os canudos Loliware.
Assim como os produtos espanhois, os norte-americanos são biodegradáveis. Além de estarem livres de plástico, eles também não possuem glúten, BPA (sigla para bisfenol A, uma substância usada para a produção de plásticos) ou organismos geneticamente modificados (os OGM).
Os copos Loliware são feitos a base de algas marinhas e adoçantes orgânicos e podem ser encontrados nos sabores cítrico, morango, cereja, baunilha, chá verde e neutro.
Copo sabor Tart Cherry da Loliware (Foto: Loliware)

Postagens mais visitadas