Facebook e Instagram criam função para curar o seu vício em redes sociais

Quantas vezes você resolveu mexer um pouquinho no celular e percebeu que perdeu mais tempo do que devia nas redes sociais? Isso não está acontecendo só com você, mas com gente do mundo todo que poderia estar andando de bicicleta, lendo um livro ou conversando em vez de rolar a timeline. 

O discurso parece moralista e meio chato, mas está sendo levado a sério pelas empresas de tecnologia. Por isso, Mark Zuckerberg acaba de anunciar uma nova função para Facebook e Instagram, a fim de ajudar o usuário a administrar melhor o tempo que gasta nos dois aplicativos.
A função será uma espécie de timer que contabiliza cada segundo que você gasta nas redes ao longo do dia. Além de fornecer uma visão mais clara sobre a sua relação com os apps, também será possível ativar uma notificação para alertar o usuário sempre que ele ultrapassar um tempo de atividade predeterminado.
De acordo com o Facebook, as mudanças visam a garantir que o “tempo que as pessoas passam utilizando a duas redes seja bem gasto e que também seja intencional, positivo e inspirador”. O diretor de gerenciamento de produtos do Instagram, Ameet Ranadive, disse em declaração à imprensa que a novidade pode, sim, entrar em conflito com alguns objetivos da empresa, mas que se trata de um revés com o qual eles estão dispostos a conviver.
Nas próximas semanas, será possível que usuários do mundo todo ativem a função. A iniciativa não só faz parte das medidas que o Facebook está tomando para limpar a sua imagem depois do escândalo do vazamento de dados, mas também é uma tendência natural das empresas de tecnologia. A Apple também anunciou uma função semelhante para os seus novos iPhones. Ninguém quer ser o culpado pela sua falta de produtividade, pega mal.

Postagens mais visitadas